Em sua edição na semana passada, a Revista Exame publicou dados referentes a um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), no qual o mesmo destaca as 120 maiores redes de varejo do país. Nos critérios de ranking, é levado em consideração o faturamento acumulado de cada uma das empresas no ano de 2013, assim como a quantidade de lojas e número de colaboradores. Em Santa Catarina, o que chamou a atenção do estudo do Ibevar é o crescimento da rede Havan.
A loja, com sede em Brusque, aparece na 32ª posição do ranking, com um faturamento de R$ 2 milhões e, de acordo com dados do estudo, na época com 57 lojas, possuía 4.500 colaboradores. A assessoria da rede Havan informa que a empresa encerrou o ano passado com 65 lojas e mais de 12 mil colaboradores.
Esta é a primeira vez que a varejista catarinense, considerada a mais completa rede de lojas de departamentos do Brasil, figura no ranking, ao lado de companhias multinacionais como Wallmart e Mc´Donalds, entre outras. Até o final de 2014 a Havan deverá contar com 86 filiais em 12 estados brasileiros, somando mais de 15 mil colaboradores.
A rede Havan em Santa Catarina, ainda tendo como base os dados divulgados pelo Ibevar, ficou em 2º lugar no estado, em 1º lugar aparece a rede Angeloni, que apesar de possuir apenas 26 lojas, portanto 31 lojas a menos que a Havan, teve um faturamento maior com R$ 2.207.758 mi, e conta com 9.742 colaboradores.


