Os portões das escolas onde os 8,6 milhões de candidatos prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram fechados há pouco. As provas ocorrem hoje (5) e amanhã (6) em todo o país, com exceção das instituições de ensino ocupadas por estudantes em protesto contra medidas do governo federal.
Em Brusque as provas acontecem na Uniasselvi, na rua Gregório Diegoli, no bairro São Luiz, e na Unifebe, na rua Dorval Luz, bairro Santa Terezinha. Inclusive nesta segunda unidade estão isolados o grupo de alunos que pertencem à Igreja Adventista do Sétimo Dia e que farão as provas após o por do sol. O recolhimento das provas será acompanhado pela Polícia Militar e deve ocorrer após as 23h.
Como sempre, alguns jovens deixaram para a última hora e passaram sufoco pouco antes do fechamento dos portões, às 13h. Próximo à Uniasselvi vários candidatos chegaram no minuto final. Como tinham dois acessos, o sufoco foi ainda maior.
Nesse primeiro dia, os estudantes vão responder a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. Os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para concluir as provas.
A área de ciências da natureza e suas tecnologias abrange os conteúdos de química, física e biologia. Em ciências humanas e suas tecnologias, as provas são de geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais.