A sessão ordinária desta terça-feira (16) no Legislativo brusquense tinha tudo para ser calma e sem maiores discussões. No entanto, um simples requerimento apresentado pelo vereador Valmir Coelho Ludvig (PT) serviu para mostrar a clara posição de situação e oposição dentro da Câmara de Vereadores, que nesta noite contou com a presença de alunos do Colégio Ivo Silveira. O tema em questão era a reforma política e o plebiscito popular que teve a consulta junto à população na primeira semana de setembro.
Valmir sugeria que os vereadores aprovassem um requerimento direcionada à Assembleia Legislativa e aos deputados federais catarinenses, para se envolverem na causa em Brasília e viabilizem o pedido de “Constituinte Exclusiva”, repercutindo a voz das ruas expressa no plebiscito popular, como citou o requerimento do vereador petista.
O curioso é que nas manifestações na tribuna todos foram unânimes em afirmar que são a favor da reforma, não apenas política, mas ampla, mas na hora de votarem o requerimento ele foi rejeitado por oito votos a seis, graças ao posicionamento dos vereadores considerados de oposição e o que integram o chamado bloco independente. Em determinados momentos as discussões foram mais acirradas e mostrou que o tema é tão contraditório que, se na Câmara de Vereadores composta por apenas 15 parlamentares ele gerou tanta discussão, que dirá no Congresso Nacional onde estão mais de 500 parlamentares.
Demais assuntos
Segundo o presidente do Legislativo, vereador Guilherme Marchewisky, no mais a sessão foi tranquila e também foram aprovados por unanimidade, em votação única, dois projetos de lei de autoria do Executivo. Um deles foi o que trata da criação dos cargos de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias, instituindo o vencimento básico da categoria. O outro foi o de abertura de crédito adicional suplementar e especial no orçamento do município para utilização, entre outras coisas, na Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco 2014.
Na sessão desta terça-feira também foram homenageadas a diretoria e atletas do Barateiro Futsal, campeã da Liga de Futsal Feminina recentemente. Veja matéria sobre esse assunto em nossa seção de esportes.
LDO