A Rádio Cidade recebeu nesta segunda-feira (31) a informação de que o Hospital e Maternidade de Brusque (HEM), antigo Hospital Evangélico, vai fechar a UTI Neonatal, bem como a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulta e reduzir os atendimentos no Pronto Atendimento Clínico. Algumas medidas já estão em vigor.
A data de encerramento das atividades da UTI Neonatal está programada para ocorrer a partir da zero hora de 17 de novembro. Porém, a interrupção dos serviços das UTI adulta ocorreu desde o meio-dia de ontem, domingo (30), conforme documento da direção destinado aos conveniados que a Rádio Cidade teve acesso hoje.
No documento, assinado pelo diretor técnico Cristiano Steil da Silva, a gestora Ilse Barbosa e pelo sócio administrador Rubens Ulber, o hospital alega que as medidas se devem às dificuldades financeiras advindas com a crise econômica do país, bem como a baixa utilização da UTI adulta, que possui elevados custos de manutenção.
De acordo com o documento, o serviço de Pronto Atendimento funcionará apenas das 8h da manhã às 19h, de segunda a sexta-feira, bem como em feriados, sábados e domingo, sem sobreaviso. A medida vale a partir desta terça-feira.
A direção afirma que está tentando junto às esferas públicas federais para voltara a viabilizar os serviços, mas sem previsão e retomada.
A Rádio Cidade tentou contato com a direção do hospital para falar sobre o assunto durante esta segunda-feira, mas não obteve sucesso. O celular da gestora, Ilse Barbosa, estava desligado e no telefone direto da administração do hospital ela não atendeu.
CONFIRA NAS FOTOS O TEOR COMPLETO DO DOCUMENTO