Toda a população de Brusque e região dispõe, a partir desta segunda-feira (15), de mais uma poderosa ferramenta para analisar, quase que em tempo real, as condições pluviométricas e os níveis do Rio Itajaí Mirim. Trata-se do novo site da Defesa Civil de Brusque, cujo lançamento foi feito às 10h30min de hoje, no salão nobre da Prefeitura de Brusque.
O portal estará interligado com os 23 medidores que registram, de dez em dez minutos, os dados climáticos dos municípios de Vidal Ramos, Botuverá e Brusque. O endereço eletrônico a ser acessado é defesacivil.brusque.sc.gov.br.
De acordo com o subtenente Evandro de Mello do Amaral, diretor geral do órgão, o site não terá a capacidade de fazer com que cheias sejam evitadas, mas, sim, fazer com que a população se previna quando os níveis se tornarem preocupantes. “Tudo que a população precisa vai estar ali no site, principalmente com as questões de chuva”. Em breve, as cotas de enchentes que já estão sendo finalizadas também serão disponibilizadas. Com isso, a população saberá quando o nível se torna perigoso.
O site foi desenvolvido e idealizado de forma gratuita pelo colaborador da empresa Evosix, Maikew Lucas dos Santos Medeiro. De acordo com ele, o projeto consiste em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como era de pesquisa, ele entrou em contato com o pessoal da Defesa Civil e consegui, juntamente de sua chefia, que as horas trabalhadas para a construção do site fossem fornecidas gratuitamente ao órgão de segurança pública brusquense. “Ao todo, foram, mais ou menos, umas 500 horas de desenvolvimento, de seis a sete pessoas trabalhando no projeto”, relata.
O grande desafio, segundo a cabeça pensante do site da Defesa Civil, foi mostrar, de maneira intuitiva e simples para a população, todas as informações necessárias sobre as condições pluviométricas e fluviométricas da região. “A gente usa integração com vários locais. Para a gente pegar todas essas informações, acumulados, mostrar de maneira fácil para a população entender, foi bem complicado”.
Em momentos de crise, o site terá que suportar uma quantidade muito grande de acessos, na casa dos milhares. Para isso, um servidor de 32 gigabytes, avaliado em R$ 10 mil, foi adquirido para suportar a demanda. “A gente elaborou um plano de contingência. O grande teste do site será em algum destes momentos”, finaliza.



