Na última sexta-feira (28), o Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) lançou o projeto Papa Pilhas. O evento ocorreu nas dependências do Sesc de Brusque, reunindo professores e coordenadores de ensino, além de integrantes do Núcleo e parceiros da iniciativa, que irá fortalecer ainda mais o EcoPonto, programa desenvolvido pelo Núcleo da entidade desde 2014 para o descarte correto dos materiais.
Além das escolas integrantes do Núcleo de Instituições Educacionais da Acibr, o projeto também será realizado em centros de educação infantil e escolas da rede municipal de ensino. Durante o lançamento, as instituições participantes do projeto receberam os coletores de pilhas, feitos de embalagens reaproveitadas e adaptadas. O objetivo é que partir de agora os alunos possam desenvolver a educação ambiental, bem como a conscientização de descarte adequado dos materiais e resíduos.
O EcoPonto foi inaugurado pelo Núcleo de Gestão Ambiental no segundo semestre de 2014, e funciona anexo à empresa Caçambas Cidade Limpa, no bairro Souza Cruz. O local recebe materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, eletrônicos e pneus. Quando descartados na natureza ou misturados ao lixo comum, estes materiais liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo e a água. O EcoPonto apenas recebe estes itens, porém não oferece serviços de coleta ou de tratamento destes materiais. Após acumular certa quantia, cada tipo de material é destinado a uma empresa parceria do projeto, responsável pelo beneficiamento e reciclagem.