O município de Guabiruba vive um momento de prestígio na área da educação. No próximo dia 23 de setembro, dois alunos da Escola Padre Germano Brandt, localizada no Bairro Aymoré, embarcarão num avião rumo a Bahia, onde participarão, de maneira inédita na cidade, da Feira Nacional de Matemática.
De acordo com a professora que coordena o grupo, Emanuele Schmidt, tudo começou em 2013, com o conteúdo de ciências. O tema escolhido foi “A Importância da Alimentação Equilibrada”. Depois, as atividades contidas no projeto foram direcionadas para a disciplina de matemática, com uma campanha de arrecadação de leite.
“A partir disso começamos a pedir leite nos mercados do Aymoré e escolas. O leite foi doado para grupos de idosos, para pessoas carentes. Foram feitas atividades sobre matemática e arte”, ressalta Schmidt, durante entrevista à Rádio Cidade. Duas alunas, ao todo, representarão o município em terras baianas, ambas do 5º ano da escola do Aymoré. São elas as alunas Ana Isabel e Gabriela. Para chegar até a fase nacional, foi preciso passar pela fase regional, compreendida pelas cidades do Vale do Itajaí, pela fase estadual e, por último, a nacional.
Para Emanuele, o fato da classificação da turma escolar para a fase nacional da competição fomenta a criação de outros projetos pelas classes, além de incentivar os alunos para a elaboração dos mesmos. “Como professora eu estou muito contente por ter realizado o trabalho”, pontua.
A Feira Nacional de Matemática, além de ser composta por uma exposição, também é uma competição. Uma série de avaliadores analisará os trabalhos vindos de todo o Brasil para, na sexta-feira (26), definir um campeão. A turma de Guabiruba retorna no sábado para sua terra natal.




