Depois da troca de comando do 18º Batalhão da Policia Militar, onde o tenente-coronel MOacir Gomes Ribeiro assumiu a frente da PM de Brusque, algumas mudanças em relação a pedidos de policiamento em eventos públicos e fechados foram anunciados nesta quarta-feira (27), em entrevista coletiva na sede do 18º BPM.
A responsabilidade do setor agora é do major Pimentel, que em seu pronunciamento explicou como serão adotados os procedimentos de solicitações do policiamento nesses eventos. Primeiramente, o organizador do evento que pedir o serviço da Polícia Militar deverá protocolar a solicitação com 21 dias de antecedência.
Antes, a pessoa terá que ter em mãos os alvarás de liberação da Prefeitura de Brusque, Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. Somente com estes documentos prontos é que a Polícia Militar disponibilizará rondas durante a realização do evento.
O discurso de todos os representantes dos órgãos de segurança pública foi em tom de unificação do procedimento, já que, nas palavras de todos que estavam lá, a maioria dos eventos realizados em Brusque pensam em segurança como último quesito, protocolando os pedidos e alvarás às vésperas da realização.
Eduardo Janesko, que é o responsável pelos alvarás de liberação para eventos e também aos estabelecimentos da Polícia Civil, lembra que para que o cidadão interessado em promover um evento e que queira também os serviços da Polícia Militar, antes deve procurar a Policia Civil para dar entrada na documentação.
Se a pessoa quiser pode também entrar no site da Polícia Civil, www.policiacivil.sc.gov.br onde explica toda a documentação necessária para os eventos, ou então vá até a delegacia regional que agente informa o que é necessário, depois do requerimento feito ao delegado nós fazemos o alvará, explicou o policial civil.
O major Pimentel disse que o objetivo do encontro foi mostrar que existem normas que regulam os eventos. Essas pessoas que vão organizar os eventos tem que nos procurar com 21 dias de antecedência. Há varias normas que tem que ser cumpridos nesse prazo e nós vamos poder orientar, não deixe pra cima da hora porque provavelmente não irão conseguir todas as autorizações, e ficarão impedidos de realizar seus eventos.
O mais importante é procurar a Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Policia Civil e Policia Militar. O major ressaltou a importância de denúncias de eventos que estão sendo realizados sem a devida autorização. É importante que a pessoa possa ligar para o 190 fazer sua denúncia que a Policia Militar irá fiscalizar se o evento está de acordo com as normas em vigor.
No caso do Corpo de Bombeiros, o organizador tem que ter uma preocupação maior ainda, que é manter o bem estar das pessoas que vão frequentar o evento, limitação e segurança como explica o soldado Sophiati. A importância desse controle é para que seja realizada uma segurança maior, outras exigências também são estabelecidas, onde depois nós iremos fiscalizar para que seja liberado.
LDO