Oposição reclama atrasos nas respostas

A oposição voltou a reclamar da demora nas respostas de pedidos de informações encaminhados pelo Legislativo brusquense ao Executivo municipal. Segundo a bancada do PSD na Câmara, os atrasos vêm ocorrendo de forma costumeira e isso tem atrapalhado o serviço dos vereadores, que é o de fiscalizar.
Pelo menos essa é a afirmação do vereador Ivan Martins (PSD). Foi dele mais uma vez a alçada do assunto na tribuna da Câmara, durante a sessão plenária desta terça-feira (26). É dificultar o trabalho do legislador, de um membro aqui desta casa na fiscalização do gasto do dinheiro publico. Ou isto é uma manobra do Executivo para fazer pouco caso da Câmara ou realmente é falta de eficiência daqueles que vão buscar a documentação para encaminhar à Câmara, cumprindo uma determinação que a legislação impõe, soltou ele, dizendo que o prefeito fica sob pena de cassação se não encaminhar os pedidos dentro dos prazos.
Roberto Prudêncio Neto (PSD) também reclamou. Disse que fez pedido sobre a secretaria municipal da Saúde e não obteve sucesso. Para ele, a atitude que a Câmara deve tomar tende a ser mais drástica para acabar com o que a oposição considera um problema. A solução que dou e acredito que esta casa vai ter que adotar daqui pra frente é esta casa ingressar no judiciário para buscar estas informações que precisamos para trabalhar.
Jean Pirola (PP), outro crítico do governo, também seguiu na mesma linha. Disse que também fez pedido de informação ao Executivo e que o Executivo devolveu pedido de prorrogação para envio das informações e, assim mesmo, com atraso. Vem incomodando e muito esta casa. Quase toda reunião estamos cobrando o Executivo que respeite os prazos.
Para o vereador Valmir Ludvig (PT), da bancada situacionista, a oposição reclama não por não ser atendida dentro dos prazos, mas por buscar respostas e não receber exatamente o que quer ouvir. Reclamou que os tais pedidos são, muitas vezes, repetitivos. Os pedidos de informações nem poderiam sair desta casa se não tiverem um motivo especifico. Isso a lei diz também. Já fizeram aqui, também, pedidos duplos. Muitas respostas que já estão dadas porque a transparência ta lá na internet também. Depois tem que ter outro documento pra dizer a mesma coisa retrucou ele.
Ainda na sessão desta terça-feira, o vereador Antonio Azevedo (PT), o Tonho Macaco, se despediu da Câmara. Suplente, ele assumiu cadeira dentro do rodízio de nomes que o partido pretende fazer até o final do ano. Na despedida, ele aproveitou para fazer uma homenagem aos profissionais de educação física, que comemoram data no próximo dia 1º de setembro.


