2 de Julho. Dia do Bombeiro
Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II assinou o Decreto Imperial que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio, época em que com o badalar dos sinos, homens, mulheres e crianças ficavam em fila. Do poço mais próximo, os baldes iam passando de mão em mão até o local do incêndio.
E, por decreto do presidente da República Getulio Vargas, desde 1954 todo
2 de Julho deve ser dedicado a homenagear os profissionais integrantes do Corpo de Bombeiros.
De lá pra cá, muita coisa mudou. Os bombeiros não atendem somente à ocorrências de incêndio, mas também acidentes de trânsito, casos de salvamentos em mata e na água, casos clínicos, captura de animais e outras ocorrências que colocam em risco a segurança pública e o bem-estar particular.
Em Brusque, o Corpo de Bombeiros conta com 34 militares e 24 comunitários. Em 2008 foram atendidas 290 ocorrências. Em 2009, mais de 400.
O comandante dos Bombeiros em Brusque, capitão José Gamba Jr., explica que o crescimento no número de atendimentos se deve aos acidentes de trânsito e também às catástrofes que atingiram a região.
Há 20 anos como bombeiro, o capitão Gamba disse que dentre as atividades que já exerceu, "é uma grande satisfação pessoal e profissional ser bombeiro. Costumo dizer que os momentos ruins nós trazemos na lembrança, como aprendizado, e os bons ficam no coração".
Gamba enalteceu a dedicação dos homens do Corpo de Bombeiros nas ocorrências diárias.


