A imprensa brusquense esteve reunida, na manhã desta quarta-feira (20), no Hospital e Maternidade Evangélico (HEM), aonde foi informada de que a inauguração da UTI Neonatal, grande anseio da comunidade brusquense no quesito saúde, está próxima. Ela ocorrerá na próxima quinta-feira (28), às 19h.
De acordo com Daniele Gutierrez, médica neonatalogista responsável por toda a elaboração da UTI, o novo espaço não ficará abaixo de nenhuma unidade, nem do Brasil, nem do exterior. Nossa UTI foi pensada, ao longo dos três anos que se passaram, para ser referência. Tentamos fazer com o que existe de melhor em termo de estrutura física e equipamentos.
Nove leitos serão oferecidos para o atendimento de recém-nascidos que precisem de suporte neonatal. A exigência legal é de que dois neonatalogistas atuem em espaços semelhantes. O hospital contará com seis no espaço. O investimento é de R$ 2 milhões e foi totalmente financiado por uma empresa de equipamentos médicos, a qual Gutierrez é diretora.
Todas as cidades que ficam próximo de Brusque poderão se utilizar, quando necessário, da UTI Neonatal. Ainda segundo Daniele, o número de leitos oferecidos conseguirá suprir, por um bom tempo, a demanda de bebês que precisem de tratamento intensivo. A demanda tende a subir. Eu acredito que num futuro próximo a cidade tenha que se estruturar para, ou aumentar o nosso leito, ou arrumar outros lugares, finaliza.
Cristiano Steil da Silva, médico e diretor técnico do HEM, em entrevista à Rádio Cidade, relatou que já existem conversas com o governo do estado e o governo municipal para uma parceria, a fim de que atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possam ser viabilizados. A gente acredita que isso vai ser uma realidade, até por conta da necessidade de leitos, afirma. Ele reclamou da morosidade da situação e afirmou não saber do tempo que irá levar para a parceria tornar-se realidade. O tempo depende muito mais deles do que da gente, pontua.
O início do atendimento deverá ocorrer, já no dia 29, dia seguinte a inauguração.
LDO




