Os planos da Associação Brusquense de Esporte e Lazer (Abel) de entrar na Superliga Feminina de Vôlei podem ser antecipados, caso o time consiga apoio financeiro. Porém, além do patrocínio, uma brecha aberta na edição 2013/2014 da competição pode ajudar o time brusquense a pleitear uma vaga na de 2015/2016, já que a desta temporada começará em breve.
Na temporada passada, o time do Brasília Vôlei teve sua criação anunciada em 18 de junho, pela jogadora Paula Pequeno. Por conta do curto tempo para inscrição de atletas e, principalmente, captação de recursos, a Confederação Brasileira de Vôlei adiou, em 28 de junho, o prazo de inscrições do dia 30 daquele mês para 15 de julho, dando uma sobrevida para a equipe, que conseguiu juntar o dinheiro e disputar a competição.
No blog Saque, do portal Lancenet, o jornalista Daniel Bortoletto relata a primeira alteração no prazo de inscrições, dez dias após o anúncio que de Brasília teria uma equipe na Superliga Feminina. Já a disputa da Superliga Feminina iniciou no dia 27 de setembro. Esta seria a oportunidade de Brusque voltar a ter uma equipe na Superliga Feminina, fato que não acontece desde a temporada 2010/2011.
Porém, na publicação do regulamento oficial da Superliga, a CBV esticou mais ainda o prazo, passando de 15 de julho para 9 de agosto. Tal fato está explicado no parágrafo 1º do artigo 30 do regulamento da competição. A apresentação oficial de todo o elenco do Brasília Vôlei aconteceu no dia 25 de julho de 2013.
Com basicamente um ano pela frente até o início da próxima Superliga Feminina, esta brecha criada no regulamento da Superliga 2013/2014 pode ajudar o time da Abel a voltar para a principal competição do vôlei nacional antes do previsto. Durante a apresentação da parceria com a Havan, diretoria da Associação e patrocinadores garantiram total apoio para tal situação.
Tanto a diretoria da Abel quanto empresários ligados ao projeto trabalham nos bastidores para buscar os valores necessários para a disputa de uma Superliga. Único representante de Santa Catarina na temporada passada, a equipe de Rio do Sul somava um gasto anual de R$ 1,2 milhão e acabou eliminada ainda na primeira fase da competição.
Confira nos links abaixo as datas em que a equipe de Brasília foi anunciada, apresentada, e o regulamento da Superliga, que prevê a inscrição de atletas apenas para 9 de agosto de 2013.
Anúncio da equipe de Brasília;
Primeira extensão no prazo de inscrições;