Todos os anos, a revista Você S/A realiza um levantamento e elabora uma lista com as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. E neste ano, a lista foi divulgada no começo da última semana, com uma empresa brusquense dentro dela. A Zen S/A entrou pela primeira vez nesta lista.
E logo na estreia dentro do ranking da revista, a empresa brusquense alcançou números bastante expressivos, que a deixaram em segundo lugar dentro do ramo siderúrgico, um dos 23 classificados pela publicação. Os vários números apontados formam o Índice de Felicidade no Trabalho, que para a Zen S/A foi de 78,1.
Vários aspectos são avaliados para se chegar a esse índice, como as condições do ambiente organizacional, investimentos em treinamentos e qualificação de pessoas, além de outras questões técnicas que envolvem a gestão. A metodologia para avaliação e montagem do ranking foi elaborada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Segundo a gerente de Recursos Humanos da Zen S/A, Schirlei Knihs Freitas, o principal diferencial para a boa classificação da empresa foi um trabalho desenvolvido há três anos, com a valorização pessoal, e também o reforço do orgulho do colaborador em estar dentro da empresa, além da clareza nos objetivos e no caminho da empresa e como o colaborador está inserido nesse processo.
A empresa também tem uma grande preocupação com a carreira dos colaboradores, tanto que o índice de confiança na instituição por parte dos colaboradores é de 93,3%, quase 3% acima da média das outras empresas que participaram da lista. Questões como o crescimento interno e a educação corporativa são considerados fundamentais para os bons índices da empresa.
A Zen S/A hoje é considerada a maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, e tem participação importante tanto no segmento original como no de reposição. Com 56 anos de vida, a empresa fabrica cerca de 15 milhões de componente a cada ano, e conta com cerca de 1.000 funcionários.
Confira no topo da página o áudio com a entrevista