Na noite desta terça-feira, dia 11, por volta das 19 horas, familiares de presos do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI), que fica no bairro Canhanduba, em Itajaí, fecharam a BR 101.
Aproximadamente 40 pessoas interditaram o trecho entre o trevo que dá acesso a Brusque pela Antônio Heil até avenida Governador Adolfo Konder.
Segundo relatos de pessoas que trafegavam no local e foram postados nas redes sociais, os manifestantes ameaçavam motoristas com facas, atearam fogo em caminhões, pneus, lixo e arremessaram pedras em veículos que passavam pela BR 101.
A Policia Militar de Itajaí, trocou tiros e matou três bandidos no bairro Cidade Nova por volta das 22 horas. No mesmo horário, um caminhão foi incendiado no bairro Cordeiros após renderem o motorista.
De acordo com o comunicado da PM de Itajaí, as ações da noite de ontem (11), foram ordenadas por membros da facção criminosa PGC, em represália à transferência de 16 detentos para Criciúma.
Na segunda-feira, dia 10, os detentos se recusaram a sair das celas, disseram que não receberiam atendimentos de saúde e nem compareceriam em audiências e encontros com advogados.
Os internos estavam solicitando melhorias no setor de saúde, mais opção de alimentos, remédios, mudanças nos procedimentos de revista de quem entra no Complexo e mais postos de trabalho.
No dia 29 de setembro, seis detentos fugiram do Complexo da Canhanduba e dois foram recapturados. O que chama atenção das autoridades do sistema penitenciário, é que o local, é considerado de segurança máxima.



