Quem não conseguiu assistir a primeira apresentação, terá uma nova oportunidade no próximo final de semana. A peça teatral Ao som dos teares, que narra a história de um crime na cidade de Brusque no final da década de 1940 volta ao palco. As apresentações serão realizadas no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) na sexta-feira (14) e sábado (15).
A peça foi inspirada na obra Tragédia e mistério da Villa Renaux, de João Carlos Mosimann. O livro relata o suspense por trás da morte de um jovem industrial, Ivo Renaux, em Brusque no ano de 1949. “O mistério que envolveu a morte dele fez com que sempre pairassem dúvidas sobre se ele teria se suicidado ou sido assassinado”, explica a jornalista e atriz Talita Garcia, que é uma das produtoras da peça e encena também.
A adaptação do livro para o teatro foi feita através de uma oficina de montagem teatral do projeto Bq (EN) Cena. Talita relata que o grupo responsável pelo trabalho leu vários textos, de autores como Nelson Rodgues e Martins Pena. “Até que alguém sugeriu que se fizesse a adaptação. O grupo gostou da ideiam, selecionamos três pessoas, e eu estava nesse grupo, para fazer a adaptação do livro para o teatro. O texto acaba sendo uma interpretação nossa sobre esses fatos”, relata a atriz.
A primeira apresentação, realizada no final de agosto, seis meses depois de todo o início de produção, elaboração de texto e ensaios, lotou o teatro do Centro Empresarial. Talita acredita que isso tenha a ver justamente com om fato de o tema escolhido ter ligação direta e fazer parte da realidade na história da cidade de Brusque.
“As pessoas mais jovens congelem a história através da peças. Muitas que eram crianças na época tem a história viva na memória, mas as mais jovens conheceram pelo teatro”, comenta ela.
A apresentação do próximo fina sol de semana será feita na sexta-feira (14) e no sábado (15). Os ingressos custam R$ 20 e podem ser adquiridos na Livraria Graff.


