Paróquia São José comemora 100 anos
A Paróquia de São José, em Botuverá, vai comemorar 100 anos de fundação. Para marcar a passagem da data, uma celebração eucarística será realizada dia 30 de setembro, presidida pelo arcebispo dom Wilson Tadeu Jönck. Durante o dia, ainda haverá almoço festivo, corte do bolo e tarde dançante comemorativa.
A paróquia São José de Porto Franco foi criada por decreto de Dom João Becker, datado de 31 de julho de 1912, com território totalmente desmembrado da Paróquia São Luís Gonzaga, de Brusque, compreendendo toda a bacia da parte superior do Rio Itajai-Mirim, hoje os municípios de Botuverá e Vidal Ramos.
Em janeiro de 1951 foram desmembradas de Botuverá algumas capelas que compuseram a Paróquia São Sebastião de Vidal Ramos, hoje pertencente à diocese de Rio do Sul, ficando Botuverá com algo em torno de 700 famílias.
No dia 6 de agosto de 1961, após a bênção da pedra fundamental, por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, foi iniciada a construção da nova casa paroquial. Sua inauguração aconteceu em 1962, por ocasião dos festejos comemorativos do cinqüentenário de criação da paróquia. Pela Lei nº 821, de 7 de maio de 1962, Botuverá foi desmembrada de Brusque e elevada à categoria de município.
Botuverá é uma palavra na língua Tupi-Guarani que significa "Bons Brilhantes". O nome Botuverá foi originado em conseqüência da existência de vários minérios no município, principalmente o ouro, que já foi um minério muito extraído, e foi uma das principais atividades econômicas da cidade.
Como parte das comemorações a paróquia inaugurou na última semana seu website, cujo endereço é http://www.paroquiasaojose.net.br/.
Fonte: Arquidiocese de Florianópolis.