Sessão da Câmara teve representante de bairro

Vários assuntos foram debatidos na sessão ordinária da última terça-feira (12) na Câmara Municipal de Guabiruba, que teve também a participação de cidadãos na tribuna popular.
Edson Demétrio, representante da Associação de Moradores do bairro Lageado Baixo, apresentou reclamações sobre o setor de segurança pública, principalmente com a circulação de crianças nas vias públicas após as 22 horas. Por fim, solicitou ajuda das autoridades para implantação de espaço para a instalação da central de monitoramento das câmeras de seguranças.
O vereador Felipe Eilert dos Santos parabenizou a iniciativa do representante da Associação de Moradores do bairro Lageado Baixo. Segundo o vereador, o tema segurança pública não é só uma preocupação do bairro Lageado Baixo, mas de toda a cidade. O assunto inclusive é objeto de debates na casa legislativa.
Através de indicação, Felipe solicitou a inclusão dentro do Plano de Mobilidade e Transporte Urbano de um estudo de ciclomobilidade. O objetivo é traçar um perfil dos usuários de bicicleta na cidade, para implantação de mecanismos para facilitar a mobilidade e melhorar a segurança dos ciclistas e demais usuários.
Ele fez criticas pela falta de ciclofaixa na nova pavimentação de ligação entre Guabiruba e Brusque.
Valdeci Gomes Ferreira informou que participou da reunião da Associação de Moradores do bairro Lageado Baixo, justificando na sequência a ausência do prefeito Matias Kohler, que participou de compromissos fora do município.
Sobre a solicitação de ajuda para instalação de local adequado para central de monitoramento das câmeras de segurança, o vereador disse que procurou o prefeito e foi informado que o chefe do executivo tem a intenção de ajudar, mas ainda aguarda o orçamento prometido pelo responsável pela Delegacia de Polícia da cidade.
O vereador Jaime Luiz Nuss solicitou o conserto de ponte na Rua Alberto Habitzreuter, bairro Aymoré. Sobre a reunião na Associação de Moradores do bairro Lageado Baixo, Nuss pediu para que o convite seja estendido a todos os vereadores.
A condição da segurança pública também foi comentada pelo parlamentar, que disse acreditar que a situação das crianças nas ruas, em horários inapropriados e um problema também de educação e de responsabilidade das famílias.
Sobre as câmeras de segurança o peemedebista afirmou que a comunidade não quer saber de jogo de empurra entre prefeito e delegado.
Por fim, o vereador fez a solicitação a instalação de uma travessia elevada na Rua 10 Junho, conforme pedido de moradores. O tema gerou polêmica, já que o legislador afirmou que foi indagado por pessoas que insinuaram que o prefeito está esperando uma tragédia para depois instalar a referida travessia.
Cristiano Kormann parabenizou a participação do representante da Associação de Moradores do bairro Lageado Baixo, pelo interesse. E afirmou que não medirá esforços para ajudar.
Segundo o líder do governo na Câmara, sobre o projeto para instalação das câmaras de segurança ele afirmou que tem certeza que a prefeitura dará sua contrapartida. Sobre as obras no portal de entrada da cidade, o vereador informou que a empresa está sendo cobrada e que o pagamento só será efetuado com a conclusão da obra.
Ele destacou a participação de Guabiruba na fase microregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina, nas modalidades de futsal masculino e feminino e bocha rafa vollo.
Por fim, o vereador destacou dois temas, as etapas do Plano Municipal de Mobilidade e Transporte Público. E também a ação do Ministério Público para tentar solucionar o problema envolvendo recicle e comunidade.
O presidente da câmara de Guabiruba, Valdemiro Dalbosco, informou a aprovação em primeira votação do aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para 1%. Sendo 0,5% em 2015 e os outros 0,5% em 2016.
Sobre a presença do senhor Edson Demétrio na casa para tratar de assuntos de segurança pública, o vereador apoiou e parabenizou pela clareza dos apontamentos. Afirmou ainda, que sabe que o tema é um grande desafio da sociedade e a educação é o caminho.
O vereador Waldemiro Dalbosco, afirmou que se todos os pedidos de instalação de travessias elevadas fossem atendidos pelo executivo, o número de travessias já passaria de 300.
O parlamentar também classificou como absurdo querer imputar prefeitos e vereadores de forma criminal, por um possível acidente.
Na Ordem do Dia foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei nº 20/2014, que DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O projeto recebeu o voto contrário do vereador Jaime Nuss.
LDO