O primeiro final de semana da 31ª Fenarreco foi de grande público. Segundo as primeiras estimativas, divulgadas na manhã desta segunda-feira (10) pelo diretor da secretaria de Turismo, Ademir Moraes, mais de 35 mil pessoas passaram pelos portões do Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.
As estimativas levam em consideração o público presente até a tarde do domingo (9). Mas Ademir acredita que os números podem chegar próximo dos 40 mil visitantes após a contagem oficial.
O balanço do primeiro final de semana deve sair em breve, mas a informação foi confirmada pelo diretor, que esteve nos estúdios da Rádio Cidade. Várias ações foram estabelecidas para que a fluidez nas filas fosse a melhor possível, e até mesmo a revista de segurança aconteceu de maneira diferente.
Segundo Ademir, em vez da revista na entrada, principalmente durante o final de semana, casos à parte exigiram revista dentro do pavilhão. Essa situação foi notada inclusive por ouvintes da Rádio Cidade, que enviaram questionamentos sobre o tema durante a programação.
Outra prática que foi alvo de combates da organização da festa foi a entrada com bebidas diferentes no pavilhão. Até mesmo garrafas de uísque foram encontradas em bolsas, mochilas. Para Ademir, o principal foco não é a questão comercial, já que esse tipo de bebida não é vendido na festa, mas sim a segurança do público, já que uma garrafa quando quebrada pode virar uma arma.
Outro tema que precisa ser esclarecido é a questão do traje típico. Ele será aceito como gratuidade no ingresso até às 21h. Muitas pessoas chegaram nesse horário ao pavilhão, mas adentraram na festa depois do estabelecido, por conta das filas. Ademir pediu atenção a esse quesito, para que as pessoas cheguem cedo caso queiram a gratuidade no ingresso, evitando maiores transtornos.