Com a praça Sesquicentenário lotada na noite deste sábado (8), o renomado pianista Arthur Moreira Lima se apresentou em Brusque, através do projeto “Um piano pela estrada”, e que veio a cidade através da Mega Motos. Todas as 480 cadeiras estavam ocupadas, além de muitas pessoas que não se importaram em ficar em pé para acompanhar a apresentação.
Quem fez a abertura do espetáculo foi a Orquestra do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, regida pelo maestro Sérgio Westrupp. Foram diversas músicas executadas pelo grupo, que renderam aplausos da plateia. Logo depois, foi a vez de Arthur Moreira Lima subir ao caminhão-teatro montado na praça.
O gerente geral da Mega Motos de Brusque, Honório Bertolini, se mostrou satisfeito com a adesão do público ao espetáculo, que fechou uma sequência de três apresentações do pianista no Estado. Ele esteve também em Itajaí e São José. Todo o acesso ao público foi gratuito para a noite de música.
O projeto “Um piano pela estrada” é a continuidade de diversos projetos que já embarcaram com o pianista no caminhão-teatro, desde 2003. Com isso, ele busca levar música universal, tanto brasileira quanto internacional a populações que jamais teriam a oportunidade de acompanhar uma apresentação desse tipo.
Quem é Arthur Moreira Lima
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), e com 76 anos, Arthur Moreira Lima é reconhecido como uma das maiores personalidades da cultura brasileira. Venceu diversos concursos, como o Chopin de Varsóvia (Polônia), Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Rússia). Também se apresentou com as orquestras Filarmônicas de Leningrado (Rússia), Moscou (Rússia), Varsóvia (Polônia), as Sinfônicas de Berlim (Alemanha), Viena (Áustria), Praga (Rep. Checa), Londres (Inglaterra) e a Nacional da França.
A crítica internacional considera Arthur Moreira Lima um grande intérprete de vários repertórios, mas com grande destaque para o romântico, assim como algumas publicações já o trataram como o “Pelé do piano”.