O engenheiro agrônomo e presidente da maior cooperativa agrícola da América Latina, José Aroldo Gallassini, foi homenageado na noite desta terça-feira (12) pela Câmara de Vereadores de Brusque com a Comenda de Mérito Profissional. A proposta da honraria foi apresentada pelo vereador Célio de Souza (PMDB) e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.
O plenário da Câmara esteve repleto de familiares, amigos e parceiros comerciais da Coamo Agroindustrial Cooperativa, inclusive uma comitiva de Campo Mourão (PR) acompanhou o homenageado até sua cidade natal, onde ocorreu a cerimônia no final da tarde de ontem. Na comitiva estavam presentes companheiros rotarianos e autoridades paranaenses.A sessão solene foi presidida pelo vereador Guilherme Marchewsky.
Aroldo Gallassini foi conduzido à mesa principal acompanhado de sua esposa, Marli Pereira Galassini. Em seu pronunciamento, Célio de Souza apresentou o currículo do homenageado, ressaltando a importância da casa de leis conceder a honraria a um brusquense que lidera a cooperativa de maior expressão na área agrícola, mostrando sua liderança em terras paranaenses.
Aroldo Gallassini fez seu discurso pautando em sua trajetória de vida e citou que seu caráter foi moldado por seus pais e outros brusquenses em solo catarinense, seguindo para o Paraná onde cursou agronomia e posteriormente ingressou na Emater/PR. Com um grupo de 79 agricultores ele criou a Coamo, uma potência no agronegócio brasileiro.
Ainda se manifestaram na sessão solene os vereadores Dejair Machado e Valmir Coelho Ludvig, ambos enfatizando o importante trabalho desenvolvido pelo brusquense Gallassini em prol do cooperativismo, em especial por estar atuando na produção de alimentos para a população mundial.
LDO