Já estão na etapa final os preparativos para mais uma edição da tradicional festa de agosto que ocorre no Santuário de Azambuja e movimenta turistas de Brusque e região: a Festa de Nossa Senhora de Azambuja. Entre a noite de 16 e todo o dia de 17 de agosto próximos, o vale mais famoso da região estará repleto de eventos litúrgicos e festivos dos mais variados.
Quem conversou com a Rádio Cidade acerca dos últimos detalhes foi o padre Alvino Introvino Milani, responsável por todo o santuário. Ele ressalta que haverá missa em vários horários durante todo o evento, com destaque para a Missa Solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Wilson Tadeu Jönck. Esta será realizada às 10h do domingo (17) e contará com a presença de festeiros e autoridades.
No sábado (16), após a missa das 19h, haverá um grande show pirotécnico no alto do santuário. Quem patrocina esta parte do evento é o Stop Shop. É muito bonito e será realizado no morro do rosário, ressalta Milani.
A gastronomia sempre foi um dos pontos fortes da Festa de Azambuja. Neste ano, Alvino destaca que haverá novidade. temos agora um prato de macarronada e, também, carne com saladas. Sem falar do tradicional cachorro quente. São pratos simples, porém, com um preço muito acessível para que todos possam fazer uso, pontua.
PRENDAS
A comunidade foi convidada por Milani para contribuir com prendas, como cobertores e jogos de toalha, a fim de que sirvam como prêmio para a Roda da Fortuna, já parte tradicional das festividades de Azambuja. Até o dia da festa, às 18h, estas prendas podem ser trazidas na portaria do seminário e deixadas com o Cabral (funcionário do santuário) explica.
EXCURSÕES
Padre Milani quer que a Festa de Azambuja volte a ser frequentada por turistas. Ele credita a diminuição do número de ônibus por conta da ascensão do número de turistas que o Santuário de Santa Paulina começou a receber, principalmente após a sua canonização. Para voltar aos bons tempos das dezenas de caravanas, ele trabalha o Santuário de Azambuja como parte de um roteiro do turismo religioso. Pretendemos fazer com que o turista passe por aqui para ir para Nova Trento, ou primeiro passe por lá para vir para cá, afirma.
Ele ressaltou a grande praça de estacionamento que existe ao lado do Hospital de Azambuja e fez um convite para todos os apostolados e paróquias para que lotem ônibus e venham para Azambuja neste final de semana.
PROGRAMAÇÃO:
NOVENAS PREPARATÓRIAS: dos dias 8 a 16 de agosto, às 19h, com a presença dos noveneiros;
DIA 16 DE AGOSTO: sábado, missas às 17h e 19h, procissão luminosa ao Morro do Rosário com a oração do Terço. Em seguida, show pirotécnico com apoio do Stop Shop. Depois, início dos festejos;
DIA 17 DE AGOSTO: domingo, missas e atendimento de confissões nos seguintes horários: 7h30min, 8h30min, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h e 19h. A missa solene da festa, às 10h, será presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Wilson Tadeu Jönck.
O título desta reportagem refere-se à grande estima que o comunicador da Rádio Cidade, Valdir Reis (in memorian) nutria pela Festa de Azambuja. Tanto que, cantor que era, compôs uma música com esse título, inclusa em seu disco lançado em 2010, o Poeta Caipira. O CD foi lançado em parceria com seu filho, Mimi Reis.
LDO



