Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região, que representa mais de 80 mil pessoas, somando trabalhadores e dependentes, emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira (7). No documento, está o posicionamento contrário da entidade sobre as possíveis mudanças na Previdência Social.
Em alguns trechos, a carta inclusive questiona os argumentos para adoção de novas medidas e regras para a aposentadoria, como a idade mínima de 65 anos. Confira abaixo o teor do posicionamento do fórum:
“Mudanças na Previdência? Não!
A intenção do governo federal, agora efetivado com o presidente Michel Temer, de instituir uma idade mínima de 65 anos para a aposentadoria do trabalhador e da trabalhadora, como forma de conter o rombo segundo as contas do próprio governo, é um disparate. Não se sustenta em meio aos argumentos pífios de que a Previdência sofrerá um colapso nos próximos anos caso não passe por esta revisão.
Empossado efetivamente após o término do processo de impeachment no Senado, o governo resolveu acelerar o envio da proposta para o Congresso. Antes, anunciara que isso poderia ocorrer no final do ano, depois de diálogos com setores representativos da sociedade. Agora, já ventilou publicamente que vai ser feito em, no máximo, um mês.
Os números demonstrados pelo governo são apenas uma amostra do quanto o mesmo mascara as reais intenções de se mexer na Previdência. Situação que o Fórum das Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região, representando mais de 100 mil pessoas entre trabalhadores associados e dependentes na região de Brusque, não pode aceitar.
O Fórum Sindical da Classe Trabalhadora Brusquense é contra e repudia qualquer mudança ou tentativa de se alterar as regras vigentes na Previdência Social que venham a prejudicar o trabalhador e a trabalhadora, estes que contribuem por anos com a intenção de ter a garantia de uma aposentadoria tranquila e sossegada e, agora, veem esse direito amaçado de forma escancarada.
João Decker
Coordenador do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região”