Ao contrário do que está sendo verificado em diversas cidades do país, Brusque está se destacando neste domingo (7) de eleições no quesito limpeza urbana. Se no município de Tatuí (SP), um motociclista chegou a cair por conta dos milhares de santinhos espalhados na rua, na região, o que se vê são quase todas as seções eleitorais completamente limpas.
As imagens que encabeçam está matéria servem de exemplo. A Escola de Educação Básica (EEB) Feliciano Pires, no Centro, é um dos maiores pontos de votação. Nas últimas eleições, foi um dos principais pontos de despejo de material eleitoral no chão. Neste ano, nenhum santinho, panfleto, ou coisa que o valha é verificado no chão.
“Fico feliz de ver as seções de votação assim, sem poluição visual”, comenta o eleitor brusquense Diego Henrique Sanchez, 21 “Isso deixava a cidade feia, sem contar que acaba poluindo muito. O pessoal vai se conscientizando. E é claro, as leis também estão colaborando pra melhorar essa questão”.
O que diz a lei
O artigo 37 da Lei das Eleições, que trata de bens de uso comum em vias públicas, tem um acórdão do Tribunal Superior Eleitoral do dia 15 de outubro de 2015 que considera propaganda eleitoral irregular o derramamento de santinhos em via pública próximo aos locais de votação. A multa pode chegar a R$ 8 mil.



