Ainda dá tempo de concorrer a uma vaga para o curso de medicina da Unifebe. As inscrições pelo vestibular Acafe terminam na segunda-feira (8) e podem ser realizadas pelo site www.unfebe.edu.br. São ofertadas 40 vagas.
Com o propósito de formar médicos humanistas, aliando inovação científica ao conhecimento, o curso é baseado no Método PBL — Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas. O coordenador do curso, o neurocirurgião Osvaldo Quirino de Souza, explica que o método é inovador e busca introduzir o aluno mais precocemente no contato com os problemas clínicos diários que enfrentará na sua vida profissional.
“Desde o primeiro ano o acadêmico terá contato com o paciente, tudo isso com supervisão, carga teórica e apoio tecnológico. Porém, o método tradicional, que é o aprendizado da anatomia, da fisiologia, da biologia, da genética e todas as ciências básicas também fazem parte da grade curricular de ensino”, afirma.
O curso terá duração de seis anos. Os alunos estudarão conteúdos voltados às disciplinas introdutórias à medicina nos dois primeiros anos e no período intermediário o estudo é destinado ao desenvolvimento de habilidades clínicas e cirúrgicas. Já nos anos finais os estudantes passarão pelo internato, ou seja, por estágios supervisionados em hospitais, ambulatórios, Unidade Básica de Saúde (UBS) e serviços de urgência e emergência: trabalharão na prática com a clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, psiquiatria e geriatria.
“É um projeto grandioso, desafiador, enriquecedor, que difunde a saúde, o bem-estar e promove melhorias sociais e econômicas. Todo entorno desse curso trará progresso para todos nós”, enfatiza Souza.
Para o coordenador adjunto de Medicina da Unifebe, Antônio de Pádua Santos Lanna, o curso será um instrumento de transformação da saúde de Brusque e região. Ele observa que interligará os diversos setores do município, tanto da atenção básica, quanto secundária e terciária.
“Nosso curso de medicina é um marco para a região e trará melhoras em todos os níveis da saúde, complementando com uma atenção especializada e de melhor qualidade”, salienta Lanna.
Esta semana, o coordenador do curso, Osvaldo Quirino de Souza, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Heloísa Maria Wichern Zunino, estiveram na Rádio Cidade para falar a respeito do assunto.
Conheça os coordenadores:
Coordenador do curso: Osvaldo Quirino de Souza
É natural de São Jorge do Ivaí (PR), tem 57 anos. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pelotas em 1986, fez Residência Médica no Instituto Nacional de Câncer (Inca) e no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Em 1990 iniciou suas atividades no Hospital Azambuja onde atua nas áreas de Neurologia e Neurocirurgia.
Coordenador adjunto do curso: Antônio de Pádua Santos Lanna
É natural de Belo Horizonte (MG), tem 32 anos. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2013. Fez Especialização em Saúde da Família na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e finalizou a Residência em Clínica Médica, em 2016, pelo Hospital Santa Isabel, de Blumenau (SC). É coordenador da Clínica Médica do Hospital Azambuja, coordenador dos programas de Residência Médica da Unifebe.


