Inscrições para o curso de medicina na Unifebe estão encerrando

Ainda dá tempo de concorrer a uma vaga para o curso de medicina da Unifebe. As inscrições pelo vestibular Acafe terminam na segunda-feira (8) e podem ser realizadas pelo site www.unfebe.edu.br. São ofertadas 40 vagas.

Com o propósito de formar médicos humanistas, aliando inovação científica ao conhecimento, o curso é baseado no Método PBL — Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas. O coordenador do curso, o neurocirurgião Osvaldo Quirino de Souza, explica que o método é inovador e busca introduzir o aluno mais precocemente no contato com os problemas clínicos diários que enfrentará na sua vida profissional.

“Desde o primeiro ano o acadêmico terá contato com o paciente, tudo isso com supervisão, carga teórica e apoio tecnológico. Porém, o método tradicional, que é o aprendizado da anatomia, da fisiologia, da biologia, da genética e todas as ciências básicas também fazem parte da grade curricular de ensino”, afirma.

O curso terá duração de seis anos. Os alunos estudarão conteúdos voltados às disciplinas introdutórias à medicina nos dois primeiros anos e no período intermediário o estudo é destinado ao desenvolvimento de habilidades clínicas e cirúrgicas. Já nos anos finais os estudantes passarão pelo internato, ou seja, por estágios supervisionados em hospitais, ambulatórios, Unidade Básica de Saúde (UBS) e serviços de urgência e emergência: trabalharão na prática com a clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, psiquiatria e geriatria.

“É um projeto grandioso, desafiador, enriquecedor, que difunde a saúde, o bem-estar e promove melhorias sociais e econômicas. Todo entorno desse curso trará progresso para todos nós”, enfatiza Souza.

Para o coordenador adjunto de Medicina da Unifebe, Antônio de Pádua Santos Lanna, o curso será um instrumento de transformação da saúde de Brusque e região. Ele observa que interligará os diversos setores do município, tanto da atenção básica, quanto secundária e terciária.

“Nosso curso de medicina é um marco para a região e trará melhoras em todos os níveis da saúde, complementando com uma atenção especializada e de melhor qualidade”, salienta Lanna.

Esta semana, o coordenador do curso, Osvaldo Quirino de Souza, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Heloísa Maria Wichern Zunino, estiveram na Rádio Cidade para falar a respeito do assunto. 

Conheça os coordenadores:

Coordenador do curso: Osvaldo Quirino de Souza

É natural de São Jorge do Ivaí (PR), tem 57 anos. Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pelotas em 1986, fez Residência Médica no Instituto Nacional de Câncer (Inca) e no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Em 1990 iniciou suas atividades no Hospital Azambuja onde atua nas áreas de Neurologia e Neurocirurgia.

Coordenador adjunto do curso: Antônio de Pádua Santos Lanna

É natural de Belo Horizonte (MG), tem 32 anos. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2013. Fez Especialização em Saúde da Família na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e finalizou a Residência em Clínica Médica, em 2016, pelo Hospital Santa Isabel, de Blumenau (SC). É coordenador da Clínica Médica do Hospital Azambuja, coordenador dos programas de Residência Médica da Unifebe.  

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...