Vereadores querem mudança no local da festa

A última sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba, realizada nesta terça-feira (5), trouxe à tona o assunto da realização da tradicional festa de rua, Stadplatzfest. Tudo começou com pronunciamento do pedetista Valdeci Gomes Ferreira (PDT), que solicitou envio de expediente à comissão organizadora do evento. Para ele, é necessário repensar no local de realização da festa de rua, realizada, nas suas dez edições, sempre na Rua Brusque, Centro da cidade.
O motivo é um só: Valdeci estaria atendendo a solicitações de moradores e comerciantes daquela localidade que estariam reclamando do barulho, da falta de segurança e do horário de término dessa, que é uma das festividades mais tradicionais do calendário anual guabirubense. O boiadeiro sugeriu a possibilidade da realização da Stad na Rua José Julio Schmumacher.
Para Felipe Eilert dos Santos (PT), também vereador, isso não representa uma solução viável. Mudar o local da festa só vai mudar o local do problema. Se o problema é falta de limpeza, vamos melhorar a limpeza. Se foi a falta de segurança, vamos incrementar a segurança, ressalta o vereador.
Jaime Luis Nuss (PMDB) falou que o problema em relação à festa é com o lixo, poluição sonora e a dificuldade de se ir e vir com automóveis e, até mesmo, a pé. Outro peemedebista que se pronunciou foi Haliton Kormann. Na mesma linha que o colega de bancada e partido, ele disse que a festa foi ótima e que seria preciso, apenas, melhorar a limpeza e a segurança.
CONTATO COM A ORGANIZAÇÃO
A Rádio Cidade procurou, na manhã desta quinta-feira (7), o vice-prefeito Guabiruba e também integrante da comissão organizadora da Stadplatzfest, Valmir Zirke (PT). Em entrevista à emissora, ele disse não entender os pronunciamentos sobre o assunto. Ao final desta última edição eu ainda comentei que foi a que menos gerou reclamações e problemas, afirma ele.
Zirke afirmou que no início da história da festa da praça da cidade, a reclamação existia, sim, pois, esta era realizada num sábado, o que atrapalhava o andamento do comércio. Após ser revisto e passar para domingo, as reclamações teriam diminuído. Mas, para ele, os diálogos podem evoluir. Nada melhor que uma conversa, né? Mas, certamente, não é a população que quer que a Stadplatzfet mude de local, ressalta.
O vice-prefeito afirmou não gostar da ideia da mudança de local, pois, desta forma, descaracterizaria todo o espírito da festa, haja vista que Stadplatzfest significa Festa na Praça da Cidade.
A edição de 2014 ocorreu no último dia 27 de julho.


