Realizado no último sábado (1) em diversas cidades do sul do Brasil, a consulta popular sobre uma possível saída de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do país teve mais de 600 mil votos. Somente em Brusque, o Plebisul reuniu 6.630 votos durante todo o período de realização.
Na apuração das 15 urnas colocadas à disposição do brusquense, 6.070 votos (91,69%) foram favoráveis a uma possível separação, enquanto que 551 votos (8,31%) não concordam com essa ideia. Nos três estados, 594.844 votos (95,72%) foram favoráveis, enquanto que 26.578 (4,28%) foram contrários.
Para um dos fundadores e entusiastas do movimento, Celso Deucher, a votação representa uma vitória para o movimento. Em sua opinião, independente do resultado, o importante foi a adesão da população a essa consulta. Ele destacou também os números interessantes de quem era contrário a essa ideia de separação.
A proposta inicial era de reunir uma votação em torno de 1 milhão de pessoas. 58,3% desse público foi atingido pela ideia. Segundo Celso, o número poderia ser maior, caso diversas cidades do Paraná não abrissem mão de colocar as urnas nas ruas, grande parte por medo de possíveis represálias.
Inicialmente, a consulta estava marcada para o mesmo dia das eleições municipais, e acabou antecipada em um dia. Com a reta final das campanhas para prefeito, Celso acredita que a consulta foi prejudicada. Para as próximas edições do Plebisul, a ideia é de se realizar em datas bem separadas de qualquer campanha eleitoral na região.