(Vídeo) Escolas vão poder direcionar escolha de disciplinas que atendam a comunidade, diz coordenadora do CRE
Seguindo a sequência de informações sobre o “Novo Ensino Médio” que vai ser obrigatório agora neste ano de 2022, conversamos com a Lilian Marchi, integradora de ensino da Coordenadoria Regional de Educação, para entender mais sobre essa novidade.
Um destaque feito por Marchi é sobre as orientações que a Coordenadoria deu para as tais disciplinas eletivas. “A Coordenadoria de Educação fez uma proposta para as escolas de que cada município se organizasse na escolha dessas eletivas, de uma maneira que fosse atender a realidade de cada local, que procurassem trabalhar disciplinas que ajudassem os alunos a irem para o mercado de trabalho daquela região”.
Um projeto base para o “Novo Ensino Médio” já foi testado em Brusque e Guabiruba, mas por conta da pandemia, as coisas não saíram como o esperado, Lilian conta que para esse ano as expectativas são melhores.
“Nós estamos com uma expectativa muito boa, em 2020 tivemos a implantação de duas escolas pilotos, e essas duas escolas iniciaram o ensino médio com uma expectativa muito boa, mas por conta da pandemia, acabou não funcionando como foi previsto, mas a partir desse ano, com as aulas presenciais, acreditamos que vamos conseguir implantar da melhor forma”.
Um outro ponto importante trazido por Marchi foi sobre o “Projeto de Vida” que vai ser implantado no “Novo Ensino Médio”. “Esse Projeto ele trabalha a realidade do aluno. O professor vai fazer o projeto, para que ele se conheça melhor para que ele possa ter um direcionamento profissional e que ele possa também atender a comunidade onde ele mora”.
Uma observação importante com relação a implantação do “Novo Ensino Médio” é que apesar de incluir novas disciplinas eletivas, ele não elimina nenhuma matéria que já faz parte de grade obrigatória de ensino, como o português e a matemática.