Brusque adere à greve nacional dia 20
Ao contrário do que foi anunciado no mês de agosto, de que nesta terça-feira (18) os bancários em Brusque iniciariam uma greve seguindo a mobilização nacional da categoria, esta não ocorrerá no dia de hoje. A confirmação foi feita pelo presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brusque e região, Mário Luis Dada. Conforme Dada, em Brusque e demais municípios da região a greve deverá iniciar à partir de quinta-feira (20).
De acordo com o sindicalista, após a realização de assembléias com algumas agências da região, a categoria achou por bem, neste primeiro momento, não iniciar a greve nesta terça, e iniciar a mobilização a partir do dia 20. Após quatro rodadas de negociações, sem chegar a um acordo, os bancários anunciaram o início de uma greve nacional da categoria a partir desta terça-feira. Os representantes da Federação dos Bancos (Fenaban) mantêm a proposta de 6% de reajuste para salários e verbas.
Os bancários defendem um aumento real para os salários em torno de 10%, PLR maior, valorização do piso e dos auxílios, além do fim das demissões e mais contratações para reduzir a sobrecarga e melhorar as condições de trabalho. Conforme Mário Luis Dada, durante esta semana, haverá reuniões com a categoria para analisar a mobilização nacional que se inicia nesta terça.
Em Santa Catarina, vários municípios da região confirmaram a adesão a mobilização nacional.