O histórico de enchentes em Brusque levou o Rotary Clube local a desenvolver um projeto em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Havan, Aradefe Malhas e WDCom Combustíveis, contemplando a Defesa Civil com dez embarcações que serão disponibilizadas à comunidade brusquense. O investimento aproximado foi de R$ 11 mil. A entrega dos equipamentos ocorreu na noite deste terça-feira (5), na Praça Sesquicentenário.
O diretor da Defesa civil de Brusque, Evandro do Amaral, disse que apesar dos altos investimentos que o município tem feito na área tecnológica para a prevenção de catástrofes era necessária a aquisição destas embarcações e o projeto do Rotary veio suprir essa necessidade. Ele salientou que nos núcleos dos bairros que são vulneráveis a enchentes já há pessoas treinadas para a utilização destes barcos.
O presidente do Rotary Brusque, Udo Aurélio Serpa, disse que foi realizado um estudo da necessidade destes barcos e aberta uma licitação dos mesmos. Cada um custou R$ 1.100,00 e eles poderão ser utilizados também em benefício de outras comunidades que porventura sofram enchentes na região. Quem prestigiou também a cerimônia de entrega das embarcações foi o governador do Distrito 4651, César Tadeu de Menezes.
Em seu pronunciamento, o prefeito Paulo Eccel agradeceu o Rotary de Brusque e seus parceiros e lembrou que todos devem aproveitar o momento para organizar e planejar o futuro. É exatamente agora, quando a cidade não está tendo alagamento, de enchentes, que devemos dotar nossas equipes da estrutura para os momentos que eventualmente for necessário. Nós sabemos que enquanto a barragem de Botuverá não for concluída, nós estaremos sujeitos às enchentes, comentou o prefeito brusquense.