(Vídeo) Morador relata vazamentos recorrentes em rua do Águas Claras
Um problema recorrente tem gerado transtornos para moradores da rua Germano Torresani, no bairro Águas Claras. Vazamentos recorrentes geram mal cheiro e reclamações entre os moradores do local
Um dos mais afetados é Douglas José Borges. Com casa em frente ao local onde os rompimentos costumam acontecer, ele reclama da falta de atitude por parte do poder público para uma solução e afirma que, anualmente, a situação se repete nessa época do ano.
No ano passado, no começo de dezembro, um rompimento da rede de água, exigiu a abertura do local. A expectativa de Borges, de que o problema fosse solucionado, não se cumpriu e após a manutenção e confecção do asfalto, o esgoto passou a vazar pela rua e calçada.
Desde lá, o mau cheiro é recorrente, de acordo com o morador. “Estamos há quase trinta dias escutando os vizinhos reclamar, mas não é uma coisa nossa, é na geral da rua, e a prefeitura não se habilita a arrumar e é todo final de ano que acontece isso, parece uma parece uma praga”, queixa-se o morador.
O que dizem os órgãos responsáveis
Em contato com a Secretaria de Obras, o problema foi atribuído ao menor consumo de água no período de férias e um possível aumento na pressão da água. Segundo a nota, a situação pode gerar o rompimento da tubulação e a formação de crateras. O texto indica que as medidas necessárias para o caso estão sendo tomadas.
Já em contato com o Samae, foi confirmado o rompimento de uma adutora no local e foi descartado um possível vazamento de água potável no local. O tema também é acompanhado pela equipe técnica da autarquia.
Nota de Esclarecimento da Secretaria de Obras
A secretaria de Obras da Prefeitura de Brusque esclarece acerca do “rompimento e vazamento das redes” ocorrido na rua Germano Torresani se dá, possivelmente, pela diminuição de consumo de água no período de férias, tendo em vista que muitos brusquenses não estão em suas casas, diminuindo assim o volume de água que corre pela tubulação, com isso há o aumento da pressão da água, que pode ocasionar o rompimento da tubulação e, consequentemente, acarreta em vazamentos e a formação de crateras.
Esclarece-se ainda que todas as medidas estão e serão tomadas para solucionar o problema, que a população em caso de necessidade pode entrar em contato com a secretaria de Obras, por meio do telefone 3350-1513.