Na manhã desta sexta-feira (30), a secretaria de Educação lançou para os profissionais da rede municipal o sistema Fila Única, que está disponível on-line para o cadastro de vagas, seja na educação infantil, ou no ensino fundamental. A partir da próxima segunda-feira (2), ele estará liberado para o cadastro de novos alunos.
Essa questão vem sendo trabalhada há algum tempo, e vários critérios serão levados em conta no sistema Fila Única. Os pais irão até uma das unidades escolares do município e farão o cadastramento da criança. Três escolas ou creches serão apontadas pela família como prioridade para a colocação da criança, por proximidade da residência ou então do trabalho do pai ou da mãe.
A partir desse cadastro, a criança entra na fila de espera, que é única de acordo com a faixa etária. Surgindo uma vaga, a família é comunicada da possibilidade da matrícula da criança. Se a vaga naquele local não for de interesse, a vaga é repassada para a próxima criança da lista, na mesma faixa etária.
Para a secretária Gleusa Fischer, o sistema vem para criar uma forma mais justa de distribuição das vagas, principalmente na educação infantil, que é o maior gargalo da educação. O sistema foi baseado no modelo adotado por Blumenau, que foi implantado em 2011, e padronizou a forma de escolha das vagas.
A capacitação ocorreu no auditório do bloco C da Unifebe, onde os diretores e os assistentes administrativos das escolas de Brusque foram apresentados a essa nova forma de cadastro, que também evitará que o mesmo nome de uma criança esteja em diferentes listas espalhadas nas escolas.