A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque lançou nesta semana o edital de licitação das obras do Centro de Inovação de Brusque. As propostas serão recebidas pelo órgão até as 13h30 do dia 8 de novembro, enquanto que a abertura dos envelopes será realizada a partir das 14h daquele dia.
O projeto prevê a construção de um prédio de 3.140,77 m2, no valor de R$ 7.654.278,03, em recursos destinados pelo Governo do Estado. Segundo o secretário-executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, a partir da definição da empresa vencedora da licitação, a mesma terá um prazo de 12 meses para executar a obra.
Ainda de acordo com o responsável pela regional de Brusque, o valor compreende a toda a construção e também a montagem da estrutura de trabalho do Centro de Inovação de Brusque, com a compra de equipamentos para o funcionamento das instalações. O modelo original era inspirado em centros da Espanha, porém, foi adaptado para a realidade brasileira em algumas situações, como na climatização.
O Centro será construído na rua Itajaí, no bairro Limoeiro, em terreno doado ao Governo do Estado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AMPE). Ewaldo esclareceu a doação de terreno, afirmando que esta situação já estava resolvida, inclusive com a escrituração do terreno repassada ao poder público quando ele assumiu a ADR Brusque. Outras entidades pleitearam a construção do centro em outra área, porém, no edital foi definido o bairro Limoeiro como sede do projeto.
Além de Brusque, Joaçaba, Lages, Jaraguá do Sul, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Tubarão, Blumenau, Rio do Sul, Criciúma, Florianópolis e Joinville também receberão Centros de Inovação. Na regional de Brusque, diversas áreas de capacitação e incubação de empresas serão desenvolvidas.