O passeio radical dos jipeiros
"As máquinas prontas e o ronco dos motores. A cidade inteira se movimentou". O trecho da música Dezesseis, da Legião Urbana, define o cenário do estacionamento do Bruem, enquanto cerca de 100 jipeiros aguardavam a hora da largada para o passeio radical.
Às 9h30min o passeio teve início. Cerca de 20 minutos antes de iniciar a pista, porém, um jeep já apresentara problemas. O trajeto da trilha começou em Guabiruba e terminou em Botuverá.
Estradas estreitas, atoleiros, curvas, descidas e subidas inclinadas e muita lama. Essas dificuldades fizeram parte do caminho de quem pilotava os jipes.
Mulhres, crianças, pessoas mais velhas... todos os gêneros se arriscaram na aventura e participaram do passeio. Jipes vindos de vários lugares do Brasil, de diferentes cores e modelos davam vida à trilha.
De carona no jipe de número 63, a equipe de jornalismo da Rádio Cidade acompanhou o passeio. Para se ter noção da adrenalina, apenas tendo uma experiência assim.
Roberto Machado, de Florianópolis, garante que apesar de todos os obstáculos, vale a pena. "É adrenalina. A gente curtiu muito. O contato com os amigos e a natureza é muito bom."
No meio do caminho mudamos de jipe. O 63 seguiu o passeio e a reportagem ficou de carona com o número 5, para registrar os jeeps que vinham atrás.
Depois de muitos jipes atolados e rebocados, aproximadamente às 15 horas concluímos a primeira etapa. Parada para o almoço. Muitos jipeiros já haviam seguido para a segunda etapa da trilha, que levaria mais 4 horas de percurso.
O jipe 5 seguiu para a próxima etapa, mas a aventura da reportagem chegou ao fim. Hora de voltar para Brusque por um caminho alternativo, que saia em Dom Joaquim. Outros jipes ainda estavam para trás e o passeio prometia terminar depois de escurecer.
Confira mais fotos no Galeria Cidade.


