Paróquia completa 141 anos

Nesta quinta-feira (31), a Paróquia São Luís Gonzaga, de Brusque, está completando 141 anos. Ela foi criada em 31 de julho de 1873, na festa de Santo Inácio de Loyla.
De acordo com dados repassados pelo historiador, Paulo Vendelino Kons, desde a chegada dos imigrantes pioneiros, que em 4 de agosto de 1860, quando instalaram o núcleo colonial Itajahy (Brusque), o diretor da colônia, barão austríaco Maximilian von Schneeburg, reivindicava junto ao governo provincial um sacerdote católico. Em 1.862, Schneeburg oficiava ao presidente da Província de Santa Catarina, padre Vicente Pires da Mota, reivindicando a criação da Freguesia.
Em 21 de maio de 1864 foi dada a permissão para a construção de uma igreja. Nos dias 17 e 18 de novembro de 1866, padre Gattone celebrou uma missa na igreja localizada onde atualmente encontra-se a matriz São Luís Gonzaga, no Centro. Na época, a igreja media, aproximadamente, oito metros de largura por 15 de comprimento. O templo contava com 28 bancos, um confessionário, o altar mor envernizado e um sino de sete arrobas. O referido sino foi doado ao Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, em Azambuja, e é conhecido por "Ana Suzana".
Padre Gattone permaneceu em Brusque até 1882. Seus sucessores foram os padres Arcângelo Gananini, João Fritzen e Antonio Eising. O templo foi demolido somente em 1953.
São Luís Gonzaga também deu origem à primeira denominação do município, quando criado a 23 de março de 1881. A instalação do novo município se deu somente em 8 de julho de 1883, com a posse dos primeiros vereadores, que administravam os municípios no período imperial. A denominação São Luiz Gonzaga foi alterada para Brusque em 17 de janeiro de 1890.


