Nome de peso na astronomia estará em Brusque

Nesta quarta-feira (30), às 18h30min, no Anfiteatro da Unifebe, inicia o III Simpósio Catarinense de Astronomia, I Seminário Regional de Astronomia para professores da educação básica. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Brusque e o Observatório Astronômico da cidade.
Silvino de Souza, astrônomo chefe do Observatório, informa que o trabalho do Simpósio iniciou em 2011 e com o interesse das pessoas pela astronomia, o evento passou a ser realizado anualmente, com abrangência maior. Entre as atrações para este ano, Silvino de Souza destaca a presença do catarinense astrofísico João Steiner, que é responsável por um dos telescópios mais modernos do mundo, o observatório SOAR, no alto dos Andes chilenos.
João Steiner nasceu na cidade de São Martinho (SC), mas desenvolveu grande parte de seu trabalho no exterior. O astrofísico é graduado, mestrado e doutorado, foi professor na Faculdade de Harvard, nos Estados Unidos, onde também trabalhou com o primeiro telescópio de raios X, denominado Observatório Einstein. Desenvolveu ainda trabalhos para a Nasa, como o conserto do telescópio espacial Hubble, quando o mesmo apresentou problemas na geração de imagens que eram desfocadas. Enquanto cientistas norte-americanos já trabalhavam na tentativa de solucionar o problema do telescópio há meses, sem obter sucesso, João Steiner, em três semanas, resolveu o problema.
O III Simpósio Catarinense de Astronomia será realizado nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto.



