Apae realiza 38ª edição de sua tradicional festa

Na noite de sexta-feira e sábado, 21 e 22 de setembro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, realizou sua tradicional festa que, este ano, chegou a 38ª edição. O evento foi marcado pelo encontro da comunidade, em um ambiente que privilegia o diálogo e oferece completo serviço de bar e cozinha, além de divertimentos para toda a família.

Logo na entrada, havia o espaço para pintura facial e a pescaria, disputada pelas crianças que prestigiaram o evento. As rodas-da-fortuna também reuniram um grande público pela qualidade dos presentes sorteados, com ênfase nas roupas de cama e brinquedos. Entre as atrações gastronômicas se destacaram a polenta com galinha na sexta-feira e o churrasco da festa, nos dois dias de evento. O cachorro-quente exclusivo com duas salsichas também foi apreciado por quem passou pelo local, bem como a barraca dos doces, com bolos e guloseimas.

“É um ambiente maravilhoso. As famílias esperam pela nossa festa exatamente pelo clima que mantemos aqui. Há segurança para as crianças brincarem e um sistema de som mais tranquilo, porque esperamos que as pessoas se reencontrem e conversem. Toda a diretoria da Apae está muito feliz com esta edição”, avalia o presidente da entidade, Sebastião Ernani Poia.

Uma das principais características da festa é a inclusão. E os usuários da Apae de Brusque estiveram envolvidos neste processo, desde a montagem e preparação do evento até sua própria execução. Com alegria, muitos deles recolhiam os pratos das mesas e auxiliavam na limpeza. Outros, apenas distribuíam sorrisos e abraços, sempre dispostos a aparecer nas fotos quando solicitados.

De acordo com Poia, o resultado da festa será destinado para a manutenção da entidade. Por 2018 se tratar de um ano político, há sempre certa insegurança com o destino do Brasil, especialmente em políticas públicas que tratam da pessoa com deficiência. “Esperamos que o resultado das eleições não prejudiquem as instituições filantrópicas que precisam de recursos para permanecer em atividade. Infelizmente, só teremos esta certeza nos próximos dias e, especificamente, a partir de 2019”, pontua.

A festa da Apae é sempre realizada no mês de setembro, uma época na qual se antecipam as despesas extras de final de ano, como o 13º Salário e as férias dos colaboradores. Alguns convênios mantidos com o setor público também encerram em novembro e, dependendo da renovação, voltam a ser praticados apenas em abril do ano seguinte. Ou seja, é preciso planejamento para administrar a entidade, de modo que a prestação de serviço continue.

“Temos 280 usuários matriculados e 37 profissionais pagos pela instituição. Hoje, 85% das nossas despesas são de recursos humanos. O que esperamos para 2019 são o andamento e realização de projetos desenvolvidos, sobretudo a troca de veículos”, detalha Poia.

Além da festa, toda a comunidade é convidada a contribuir com a Apae, através de doação na conta de energia elétrica ou pela emissão de carnês que podem ser pagos em qualquer banco. Da mesma forma, a entidade permanece de portas abertas e se alegra sempre que recebe visitas. “Fazemos questão de receber as pessoas para que possam ter a noção de que aqui é um lugar de amor, carinho e trabalho. Quem vem, sai daqui diferente. Vê que os usuários progridem graças ao empenho de pessoas motivadas, de profissionais que tem habilidade. Deixo aqui este convite e o desafio para conhecer a Apae Brusque”, completa Poia.

O resultado final da festa será divulgado no decorrer desta semana, para acompanhamento da comunidade.


Crédito das fotos: Guédria Motta / Ideia Comunicação

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...