O plantio de uma muda de Cedro Rosa em Brusque e uma de Tília de Folhas Pequenas no Distrito de Karslruhe, na Alemanha, marcou o lançamento oficial do plano de ações do projeto 50 Parcerias Pelo Clima. A cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira (21), no Parque das Esculturas, e contou com a presença de convidados, estudantes e comunidade.
O plano contempla diversas ações que visam mitigar os problemas climáticos e contribuir para o principal objetivo do projeto 50 Parcerias Pelo Clima, que é zerar a emissão de dióxido de carbono, até o ano de 2050. As iniciativas são divididas em seis temas principais: energias renováveis, contenção de cheias, saneamento básico, mobilidade urbana, resíduos sólidos e educação ambiental.
“Ainda temos muito a caminhar, mas estamos muito avançados em educação ambiental, que foi muito elogiada pelos alemães. Eles gostaram do modo que sensibilizamos as crianças enquanto eles são mais técnicos”, explicou o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger.
Cada ação, que pode ser de curto, médio ou longo prazo, possui responsáveis, estimativa de custos, metas e prazos. Em Brusque o comitê gestor é formado por membros da Prefeitura (Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Secretaria de Educação, Samae e Defesa Civil), além da Unifebe.
Durante o evento foi apresentada a logo, elaborada pela Agência Experimental da Uniasselvi, que representará a parceria entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe no projeto. Para a criação foram utilizados traços modernos e arrojados, embasados nos seis temas que contemplam o plano de ações.“Além disso, foram utilizadas as cores que representam o município brasileiro e o distrito alemão, que remetem também a ação dos heróis sobre a cidade sustentável. Os heróis somos todos nós, que com pequenas e simples atitudes podemos fazer a diferença”, explicou a engenheira ambiental Amabilly Schvambach.
O vice-prefeito Rolf Kaestner ressaltou a importância do projeto. “Todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente. A natureza permite que ocupemos todos os espaços desde que a gente cuide bem deles. Se não cuidarmos bem dela, ela não cuidará de nós. O futuro está em nossas mãos”.
O presidente distrital de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, também deixou uma mensagem da Alemanha para os brusquenses. “Nossa parceria remonta às raízes históricas dos imigrantes há mais de 150 anos. Baseado neste fundamento queremos olhar para o futuro. As mudanças climáticas estão causando os mesmos problemas tanto para o Brasil quanto para Alemanha: do aumento da temperatura e, vinculado a ele, o deslocamento das estações do ano, para os perigos de enchentes e temporais, até os impactos para a agricultura”. Schnaudigel finalizou convidando a todos para o lançamento na Alemanha, que será realizado no mês de novembro.