Na tarde de terça-feira (20), trabalhadores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque receberam um treinamento, feito por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque, sobre o Equipamento de Proteção Respiratória (EPR). Cerca de 20 servidores participaram do encontro.
“Nós passamos algumas orientações sobre os produtos que são mais utilizados pela autarquia, os principais riscos e também trouxemos uma instrução mais específica sobre a utilização do equipamento de proteção respiratória, que foi adquirido recentemente”, conta o cabo BM Fabricio Lopes. De acordo com o Samae, o aparato tem o objetivo de evitar a intoxicação das vias respiratórias e dos olhos em caso de acidentes químicos.
A diretora-presidente do Samae, Fabiana Dalcastagné, destaca a importância do treinamento, principalmente para os servidores da Estação de Tratamento de Água (ETA), já que trabalham diretamente com produtos químicos. “No caso de uma fatalidade, ou de um acidente, eles vão saber como proceder, até para evitar outros acidentes e proteger a própria vida”, avalia.
O cabo Lopes afirma que, apesar da importância do uso e do próprio equipamento, muitas empresas acabam não utilizam do mesmo. “A maioria das empresas que necessita desse aparelhamento não adquire esse pelo seu alto custo. Então vale parabenizar a autarquia por ter disponibilizado uma verba para a compra desse equipamento de proteção”, destaca.
O Samae Brusque usava máscaras faciais com filtros químicos, para baixas concentrações de produtos químicos. Porém, para melhor salvaguardar a vida de seus trabalhadores, investiu cerca de R$ 10 mil na compra do moderno equipamento respiratório.