Alimentação e atividade física são essenciais para a saúde

O professor de educação física Darirlei Garcia Buemo participou do Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, na manhã desta segunda-feira (24). Ele apresentou dicas para quem quer emagrecer, manter a boa forma e ficar com a saúde em dia, memso em período de forte calor.
Um destaque importante que Buemo foii sobre fazer atividades físicas. “É preciso se exercitar. O recomendado pela Organização mundial de Saúde é fazer atividade física, pelo menos, de duas a três vezes por semana”, frisou.
Uma dúvida que muitas pessoas têm é com relação à alimentação antes dos exercícios, Buemo explica que mesmo para a perda de peso, é preciso, sim, se alimentar. “Se você vai fazer uma atividade física intensa ou moderada, é importante uma alimentação antes. Porque, se não, quando você terminar o exercício, vai ter um buraco no estômago e a pessoa acaba comendo mais por ter feito atividade”.
Mas Buemo frisou que não é qualquer tipo de alimentação. “O interessante é fazer uma alimentação leve. Essa alimentação vai ser determinada pela intensidade da atividade. O melhor é não ingerir alimentos proteicos, como o leite, por exemplo”.
Buemo também chamou atenção para a “soneca do meio dia”. “Para a saúde, é bom, porque o sono faz bem, o corpo relaxa, mas para quem quer perder peso, não é a melhor estratégia, porque seu corpo para. O interessante é fazer uma caminhada, alguma atividade mais leve”, destacou ele.
O professor apresentou uma “Roda da Vida” em que aspectos pessoais, profissionais, espirituais, entre outros foram avaliados e contou o quanto é importante alinhar esses pontos.
“O importante dessa roda é equilibrar os pontos, para que eles estejam em acordo e a roda possa “girar”. Às vezes estar com nota 5 em todos os aspectos, seja melhor, do que 10 em algum ponto, 6 em outro, 2 em outro”, explicou Buemo.


