Médicos 8 horas por dia nos postos de Saúde
A prefeitura de Brusque apresentou na tarde de hoje (24), os 20 novos médicos que darão atendimento 8 horas por dia, em 17 postos de Saúde do município. Somente a unidade de Saúde do bairro Ponta Russa terá atendimento médico numa carga horária de 6 horas diárias.
A contratação dos médicos para atender 8 horas/dia em todos os postos de Saúde de Brusque foi bandeira de campanha da atual administração. Após quase um ano e meio de governo, é a primeira vez que 17 dos 18 postos terão atendimento médico de 40 horas semanais.
De acordo com a secretária de Saúde, Cida Belli, que há alguns dias declarou que a contratação de médicos seria uma "briga eterna", levando em conta a dificuldade em conseguir profissional para o cargo, o problema de falta de médicos foi resolvido.
"Hoje, termina essa briga. Amanhã, nós podemos recomeçar. Esse é o desafio da Saúde. Hoje, nós temos médicos em todos os postos. Em nenhum momento eles falaram que não vão ficar trabalhando. Alguns estão com contratos de ACTs e outros foram contratados pelo concurso. Mas, pode que amanhã ou depois aconteça de algum deles ir embora. Se sair algum hoje, nós vamos correr atrás e trazer outro amanhã, porque não vamos mais ficar com unidades descobertas", esclareceu.
O prefeito Paulo Eccel considera que com a contratação dos médicos, a população deverá procurar o pronto socorro dos hospitais somente nos casos de urgência e emergência. "A partir desse momento, certamente vamos ter menos filas nos hospitais. (...) a partir desse momento, aquilo que não envolve risco de morte é atendido nas unidades básicas de saúde", explicou.


