Notícia boa para os guabirubenses apreciadores de uma das mais antigas das artes, a literatura. A biblioteca municipal da cidade vizinha a Brusque recebeu há pouco tempo, cerca de 60 novos títulos para disponibilizar aos leitores de toda a região. De acordo com Bianca Batschauer, assistente da Biblioteca, são cerca de 60 títulos recém adquiridos, contando, inclusive, com Best Sellers da atualidade, como os títulos do escritor estadunidense, Nicholas Sparks.
A gente pesquisa os preços e a Fundação Cultural da Guabiruba é quem compra de quem ganha a ordem de preços, ressalta. Para quem quiser alugar um livro, não é necessário levar documentação até a sede da Biblioteca Municipal, situada na Rua José Dirschnabel. Basta deixar nome e telefone. Tem 15 dias de empréstimo e se precisar pode renovar o período, completa Bianca.
Sydney Sheldon, Agatha Christie, Zibia Gasparetto, Stephen King e Vera Lúcia, são alguns dos outros autores que, agora, estão disponíveis na Biblioteca Municipal de Guabiruba. O que sai mais é pra adulto mesmo. As crianças parecem que não têm muito o costume de ler e freqüentar biblioteca, comenta. Por isso, ela faz o convite para todos os guabirubenses e moradores das cidades vizinhas que queiram usufruir de uma boa leitura.
Biblioteca Itinerante
Alguns dos novos títulos e vários outros estão à disposição dos cidadãos guabirubenses, sem precisar do deslocamento até a sede da Biblioteca Municipal. Basta ir até a Policlínica, onde uma estante, chamada de Biblioteca Itinerante, está lá, prontinha para ser utilizada. E para alugar (entre aspas, pois, não há nenhum custo para tal), não é necessário nenhum contato com outra pessoa. Basta pegar o livro que quiser, assinar um caderno que está na mesma estante e levar o título, comprometendo-se a entregar depois do prazo estipulado.
Jucilene Schmidt, assessora cultural, afirma que vários livros estão sendo levados pelos guabirubenses. Tanto que a assistente de biblioteca tem que repor praticamente todos os dias alguma quantidade de títulos. A biblioteca Itinerante pôde ser idealizada através do Conselho Municipal de Cultura, formado por artistas e moradores de Guabiruba.



