Estação telemétrica é inaugurada
Em funcionamento desde o começo de agosto, o novo Centro de Telemetria da Bacia Hidrográfica do Itajaí-Mirim foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (24) pela manhã. O ato aconteceu na sede da Defesa Civil de Brusque. A solenidade contou com a presença de representantes dos Bombeiros, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Câmara de Vereadores e prefeitura.
Segundo o técnico responsável pelo projeto, Vitor Vilbert, o sistema não se baseia apenas em previsões, mas, também, em dados históricos e logísticos - para onde vai uma nuvem, por exemplo -, redigindo, de dez em dez minutos, um relatório detalhado de cada região da bacia. Sobre as vantagens, Vitor comenta ainda que o Centro de Telemetria está apto a funcionar por oito dias sem energia elétrica disponível na rede de abastecimento, em casos de tragédias climáticas.
O projeto foi desenvolvido com recursos próprios da prefeitura e do Fundo de Reaparelhagem do Corpo de Bombeiros (Funrebom), sendo Brusque a segunda cidade no estado a contar com este serviço. De acordo com Evandro de Mello do Amaral, diretor geral da Defesa Civil de Brusque, esse é o primeiro passo de muitos que serão dados em prol da comunidade.