Santa Catarina vai distribuir 39,8 mil doses infantis da vacina contra covid-19
Desde a manhã do sábado (15), o estado de Santa Catarina começou a distribuir as doses da primeira remessa de vacinas pediátricas da vacina da Pfizer contra a covid-19. Serão 39,8 mil doses que serão distribuídas para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das Regionais de Saúde.
Segundo o secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta, a vacinação das crianças de 5 a 11 anos de idade é um direito de cada família e um passo importante no combate ao coronavírus. "Precisamos proteger as nossas crianças. Então, a chegada das vacinas para elas é um alento. Precisamos seguir com a vacinação no nosso estado”, disse.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, reforçou a necessidade de vacinar essa faixa etária. “Proteger esse público é tão importante quanto proteger idosos, adultos e adolescentes do coronavírus. Por isso, a distribuição dessas doses será realizada em até 24 horas para que os municípios deem início à aplicação das vacinas nas crianças o quanto antes”.
A aplicação ocorre de forma simultânea em dois grupos. O primeiro é composto por crianças com deficiência permanente; portadoras de comorbidades; indígenas; quilombolas; ou aquelas crianças que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19. Já o segundo será das demais crianças e deve ocorrer por faixa etária, da maior para a menor idade. A estimativa, segundo dados do IBGE 2020, é que o estado tenha 642800 crianças nessa faixa etária.