O Bairro Jardim Maluche, em Brusque, conta, agora, com uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). O espaço, de mais de nove mil metros quadrados, está localizado na Rua Augusto Bauer e foi denominado de Arie do Bosque Guarapuvu. O objetivo do mesmo é de manter o ecossistema natural de importância regional e local e regular o uso admissível da área, de modo a compatibilizar com os objetivos de conservação da natureza.
A Arie foi criada por meio do decreto de número 7.849, de 22 de agosto de 2016. O documento estabelece que estão proibidas no local atividades que possam colocar em risco a conservação dos ecossistemas e sua evolução natural; a proteção especial às espécies da biota e o patrimônio paisagístico. A supervisão e fiscalização do espaço está sob a responsabilidade da Fundação Municipal do Meio Ambiente, a Fundema.
Já a Associação dos Moradores do Maluche e do bairro Souza Cruz (Amasc) é responsável pela manutenção e conservação da Arie do Bosque do Guarapuvu. “Nós já vínhamos trabalhando na preservação do meio ambiente do espaço, plantando árvores nativas. No entanto, por meio do decreto, a proteção da área está assegurada em lei”, salienta um dos diretores da Amasc, Juarez Graczcki.
A definição e implantação do plano de manejo da Arie, que deverá contemplar o projeto de utilização controlada da área para lazer e recreação também será viabilizada pela Fundema. “Poderemos utilizar o espaço para atividades de educação ambiental, por meio de visitas guiadas e palestras educativas. Além do mais, o local poderá ser utilizado para estudos de espécies de fauna e flora preservados na Arie e a comunidade local terá assegurada uma área de conservação e contemplação da natureza”, salienta o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger.
Saiba o que é uma Arie
Área de Relevante Interesse Ecológico é uma área em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional ou local, e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza e é constituída por terras públicas ou privadas.



