Nesta terça-feira (15) começaram as obras de macrodrenagem na área central de Brusque. O comunicado foi feito pelo diretor presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Rogério Ristow, no salão nobre da Prefeitura de Brusque.
As obras, que serão realizadas em uma parceria do Samae com a Secretaria de Obras, vão beneficiar duas principais bacias do município. Pra que a gente possa avançar nessas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) macrodrenagem, nós vamos ter que, incialmente, fazer a colocação de uma tubulação de uma adutora de água, pela Rua Arno Carlos Gracher, ligando a ponte do Centro até a ponte do Corpo de Bombeiros, explica Ristow ainda dizendo que com isso será liberada a Avenida Barão do Rio Branco e o início da Rua Rui Barbosa.
Além disso, o diretor do Serviço também falou sobre a mudança, a qual continuará, das tubulações feitas do material de amianto. Em 2014 foi iniciada essa troca que contabiliza dois mil metros de tubulação. Nós vamos conseguir, a partir da colocação da adutora, avançar na área central onde passam as principais artérias de abastecimento de água, nas Ruas Adriano Schaeffer subindo a Rodrigues Alves, avançando pela Barão do Rio Branco, pra levar água por, praticamente, toda cidade. O trecho já citado terá a mudança da tubulação de amianto alcançando cerca de dois mil metros.
Após a execução da nova adutora que o Samae colocará, o secretário de Obras Gilmar Vilamoski diz que o setor de obras entra em ação para a realização do PAC macrodrenagem, para duas distintas obras, que, de acordo com ele, acontece na Rua Conselheiro Barbosa, passando em frente à igreja matriz, entrando na Avenida das Comunidades. E a outra, começa na cabeceira da Ponte Mário Olinger, vindo pela Rua Barão do Rio Branco, entrando na João Bauer e chegando próximo à Rua Vereador Guilherme Niebuhr. O Samae tem sido um grande e silencioso parceiro das obras do PAC. Desta vez, [devido ao] tamanho do serviço e a necessidade da substituição do amianto, existente há mais de 50 anos, nós estamos desenvolvendo essa ação conjunta.
O prazo previsto do Samae para a execução dessas obras é do dia 15 de junho até 30 de novembro de 2014. A partir de janeiro, nós entraremos na Conselheiro Rui Barbosa, e a previsão é de seis meses, diz o secretário sobre o cronograma do PAC,
O investimento do Samae passa de R$ 2 milhões, tanto de adutora, de execução e repavimentação do treco aberto. O investimento da obra do PAC é de R$ 5. 111.604, recursos do governo federal.




