Toda sexta-feira, alunos do 9º ano de diversas escolas da Rede Municipal de Educação participam de visitas para conhecer o trabalho realizado pela Rio Vivo. O projeto “Rio Vivo de portas abertas”, que chegou nesta semana a sua terceira recepção de alunos, oportuniza o conhecimento de toda a estação.
Desde a entrada dos efluentes até a devolução para o rio, os alunos são apresentados a diversos temas ambientais, e também aos principais detalhes desse processo, inclusive com a realização de trabalhos sobre a experiência obtida dentro da estação de Brusque. O projeto começou há algum tempo, em outro formato, na estação da Rio Vivo de Vitória (ES).
A ideia da empresa é também de ampliar esse projeto aos poucos, e logo na parceria com a secretaria de Educação, foi repassado que o melhor público escolar para absorver e discutir conteúdos ambientais é o do 9º ano, que já trabalham o tema na disciplina de Ciências ao longo do ano.
E a Rio Vivo quer buscar parcerias com a rede estadual de educação, com as escolas particulares, e também aproximar esse trabalho da própria comunidade. Segundo a gerente de operações da empresa, Janara Benvenutti, outros exemplos de transmissão de conteúdo de educação ambiental, como o da RPPN Chácara Edith servem de modelo para atingir um público maior.
O projeto também é uma forma de mostrar questões de responsabilidade social e também de sustentabilidade. Afinal, o tratamento é cuidadoso para devolver os efluentes ao rio com a melhor qualidade possível. Ao final da visita, os alunos também recebem lanche e participam de atividades recreativas.



