O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2) atende, atualmente, cerca de 160 pessoas na cidade de Brusque. O Centro tem o objetivo de ajudar usuários com transtornos mentais severos e persistentes.
No município ele atua há quatro anos e conta com 13 profissionais, entre eles, psicólogo, técnico em enfermagem, terapeuta ocupacional, clínico geral, psiquiatra, enfermeiros, assistente social, educador físico e arte-educador.
Dentre os atendimentos do CAPS 2 estão o transtorno alimentar, a bipolaridade, depressão profunda e esquizofrenia. Apesar de não haver um período preestabelecido para o tratamento, o paciente tem em média três meses, no mínimo, a atenção dos profissionais.
CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial está localizado na Rua Hercílio Luz, nº 257, no Centro. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. De acordo com informações do CAPS, a assistência é dividida em três momentos. O primeiro de avaliação, o segundo onde o serviço conduz junto ao usuário e à família o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que consiste no tratamento que será aplicado, e o terceiro, que é o momento de desvinculação, onde o cidadão é preparado e transferido aos cuidados de outro ponto da Rede Municipal de Saúde.
O CAPS 2 atende o encaminhamento da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) e também quando a própria pessoa procura o serviço de maneira espontânea. Para mais informações, é necessário entrar em contato pelo telefone (47) 3396-8182.




