Essa é a Semana de Valorização da Vida
Uma lei estadual de 2009 criou a Semana Estadual de Valorização da Vida, que tem por finalidade a reflexão e conscientização sobre o tema, alertando a população sobre como diagnosticar possíveis suicidas. Santa Catarina é o Estado pioneiro em aprovar um projeto de lei dessa natureza.
O Posto Samaritano em Brusque fundado em 2005 e tem por finalidade oferecer a comunidade o Programa CVV (Centro de Valorização da Vida), mantido através da Associação Amigos da Vida. O programa é um serviço voluntário de atendimento pelo telefone ou pessoalmente. É gratuito e tem como principal objetivo apoiar todos os que sentem angústia, solidão ou desespero, através da doação de amizade, desenvolvendo um clima de compreensão, carinho e aceitação.
O voluntário passa por um curso inicial e um constante treinamento, que o preparam para ouvir com compaixão o desabafo de outra pessoa. A partir do momento que
um ser humano se coloca em disponibilidade para ouvir com compaixão o desabafo de outra pessoa, pode-se dizer que começou o trabalho de prevenção ao suicídio.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, diariamente cerca de 3.600 pessoas cometem suicídio no Mundo, o que significa que a cada 25 segundos uma pessoa retira a própria vida, sendo considerado um problema de saúde pública, que pode estar associado a uma diversidade de fatores e contextos.
O suicídio é uma das três principais causas de morte entre jovens e adultos de 15 a 34 anos. Em 2007, Santa Catarina esteve em segundo lugar no ranking nacional, com 423 casos, ficando atrás somente do Rio Grande do Sul.
Ainda segundo a OMS, a maioria dos mais de 1,1 milhão de suicídios a cada ano poderia ser prevista e evitada. Aproximadamente 90% dos que tentam o suicídio, avisa antes. Cerca de 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva
O Posto Samaritano de Brusque funciona diariamente, das 18h30m às 22h30m, no 2º piso do terminal rodoviário e atende pelo fone 3351-3341.
Para ser voluntário do programa CVV é necessário ser maior de 18 anos e ter boa vontade. Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora Jaciara Barbosa, por telefone (programacvvbrusque@gmail.com) ou com o presidente Rogério Pereira Lopes (aavsecretaria@gmail.com).



