Já estão definidos os principais projetos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque para o segundo semestre de 2016 e, também, para o decorrer de 2017. Após longa reunião envolvendo todo o corpo administrativo e técnico da autarquia, foram encaminhadas as prioridades para os próximos meses.
Estação de Tratamento de Água
Uma das principais é a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (Eta). De acordo com a diretora-presidente do Samae Brusque, Fabiana Dalcastagné, a meta é garantir o abastecimento de toda a cidade em longo prazo. O projeto para a obra já está em estágio avançado e agora o órgão está avaliando alguns imóveis em Brusque para sediar a nova estação. Após isso, começam os trâmites burocráticos para, então, a construção ter início. “A vazão que pensamos inicialmente pelos projetos é de 500 litros por segundo. Isso vai acabar com problemas de água por algumas décadas. Para 2017, com certeza a gente vai iniciar a construção dessa nova Eta”, afirmou.
Rede Volta Grande
Buscando reforçar o abastecimento hídrico na região do Bairro Volta Grande, o Samae implementará uma nova rede até a localidade, totalizando um investimento de mais de R$ 1 milhão. As obras serão todas executadas pelo própria empresa autônoma municipal e também beneficiará imediatamente moradores dos bairros Steffen e Bateas. Futuramente, com novos ramais, residentes no Limeira e Limoeiro também podem ser beneficiados.
“São mais de 4000 metros lineares de extensão de rede, sendo que desses, 1620 metros serão de diâmetro de 400 milímetros e os outros 2560 serão de 250 milímetros. São redes de diâmetro grande, Brusque continua crescendo e o Samae busca acompanhar essa expansão. No Centro a gente não tem mais como crescer e não temos mais problemas de falta d’água. É necessário ligar as áreas mais distantes, pois, é onde a cidade vai crescer”, completa Dalcastagné.
Novos equipamentos
Ainda neste segundo semestre, uma série de equipamentos serão adquiridos pelo Samae Brusque com o objetivo de aumentar a capacidade da captação do Bairro Guarani e, consequentemente, a produção de água na Estação de Tratamento de Água Central. A manobra é necessária, entre outras coisas, para garantir a reserva adequada de água no novo reservatório de 6,5 milhões de litros, o R5, que está sendo construído próximo da sede administrativa e tem previsão de inauguração no mês de dezembro.
“Como vai ser aumentada a vazão, a qualidade da água tem de acompanhar. A água do Samae é uma das melhores da região e temos que manter essa qualidade”, pontua a diretora-presidente.
Novo caminhão tanque
Modernizando sua frota e garantindo a presença de um aparato de emergência, a autarquia realizou recentemente a compra de um novo caminhão tanque. “É melhor ter e não usar do que precisar usar e não ter”, classificou Fabiana Dalcastagné, relacionando a compra ao fato de que o veículo é pouco utilizado atualmente.
Esgoto sanitário
2017 é ano de colocar em prática, também, a intenção de começar a se tratar o esgoto sanitário em Brusque. Um projeto orçado em aproximadamente R$ 1 milhão será entregue no final de setembro à autarquia, contendo todos os detalhes para a execução do mesmo.
O planejamento para os próximos meses não prevê a execução de ações emergenciais e, sim, ações de longo prazo que visam garantir o atendimento da autarquia nos próximos anos.




